COMO LAVAR O CABELO COM BICARBONATO DE SÓDIO

Isso tem sido falado em todos os lugares. Muitas pessoas estão abrindo mão do uso do shampoo, e gostando.

Que deixa os fios mais saudáveis nós já sabemos. E também é um método bem mais econômico, o custo por mês para lavar e condicionar os fios fica em torno de R$10,00.

Tudo o que vamos precisar é de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, que são facilmente encontrados em farmácias e mercados e o preço de ambos é baixo.

Para lavar os cabelos dessa forma, você vai precisar se livrar do acúmulo de produtos nos fios, portanto, o primeiro passo é lavar o cabelo com shampoo sem silicone e não condicionar com cremes, apenas com o vinagre de maçã.
Vai ficar ruim no começo? Provavelmente sim. Mas entre a primeira e a segunda semana já melhora.

Nas próximas lavagens você usa apenas a mistura de bicarbonato e o vinagre de maçã, que explicarei abaixo.

Como shampoo:

250ml de água.
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Misture bem e aplique nos fios molhados, massageando de forma suave a raiz durante, no máximo, 1 minuto. Em seguida, enxágüe.

• Você pode acrescentar à mistura outros ingredientes, para deixá-la mais suave ou mais hidratante. Como Bepantol líquido, glicerina líquida ou óleos essenciais, por exemplo. Mas nada "pesado" para não reduzir o poder de limpeza.

Como condicionador:

3 partes de água.
1 parte de vinagre de maçã.
Aplique em todo o cabelo e deixe agir por uns 5 minutos, em seguida enxágüe.
Ou:
1 litro de água.
3 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Aplique em todo o cabelo. Não precisa de enxágüe.

• Você também pode fazer suas adaptações, colocar na mistura ingredientes hidratantes, como mel, Bepantol, óleos vegetais, glicerina líquida, entre outros.

E para quem quer continuar seguindo o "cronograma capilar", pode fazê-lo normalmente, apenas substituindo o procedimento de produtos químicos, para os naturais.
Pode usar frutas como a banana e o abacate para hidratar. Assim como yogurte natural, mel e aquelas geléias de frutas mais naturais.
Para nutrir pode usar óleos vegetais como o de côco e o azeite de oliva extra virgem, mas é melhor não usar puro porque para retirar sem shampoo, fica difícil, a melhor forma é misturar 1 colher de chá com o yogurte natural, por exemplo.
E para reconstruir, pode usar a queratina líquida, desde que não tenha parafina líquida, petrolatos ou silicones insolúveis na composição. Ou podem usar suplementos veterinários como o Glicopan Pet, que já é conhecido e usado no cronograma capilar.

Enfim, os cuidados podem continuar os mesmos, mas com essa simples mudança (e é bem mais fácil do que parece), você já vai perceber uma grande melhora nos fios.
Sem contar na redução de resíduos químicos na natureza.

Por hoje é isso. Espero que gostem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE NÃO PARO DE ME APERTAR? DERMATILOMANIA (SKIN PICKING)

MELHORES ESFOLIANTES CASEIROS

PRODUTOS VETERINÁRIOS PARA OS CABELOS