VIVENDO SEM SHAMPOO - 1° mês

Hoje vou contar para vocês sobre a minha experiência. Faz exatamente 1 mês que parei de usar shampoos e cremes. Fiz isso pois queria deixar o meu cabelo mais saudável, e acredito que embora os cremes possam deixar o cabelo lindo, funcionam apenas como uma maquiagem, e escondem a real situação dos fios. E também, o nosso couro cabeludo absorve tudo o que aplicamos, e tem muitos produtos químicos que usamos diariamente que fazem mal à nossa saúde ao longo dos anos.

Para começar, fiz uma "desintoxicação", passei uma semana lavando com shampoos contendo sulfato (como a maioria), e condicionando apenas com Yamasterol do tradicional. Nessa fase ficou bem ruim, ressecado, armado... E eu só usava preso. 

Mas sabia que não seria fácil pois já tinha lido bastante sobre isso e todos dizem que demora mesmo para o cabelo se adaptar.

O primeiro ingrediente que testei para lavar o cabelo foi o vinagre de maçã. Testei ele por uma semana, mas não deu certo. O comprimento do cabelo ficou macio e com o volume reduzido, mas a raiz ficou oleosa.


Então testei com chás, usei o de camomila, hibisco e chá verde, limparam melhor o meu cabelo, fiz o enxágüe com vinagre de maçã diluído, ficou com menos volume porém um pouco ressecado nas pontas e ainda oleoso na raiz. Testei assim por mais de uma semana e realmente não gostei. Não limpou.

Na lavagem seguinte testei o suco de limão diluído, fiz o enxágüe com vinagre de maçã. Meu cabelo ficou horrível, ressecado, armado e com a bendita da raiz ainda oleosa! Foi péssimo.


Primeiro testei com esses ingredientes pois foram as sugestões que encontrei na internet de coisas naturais. E eu queria que fossem receitas totalmente naturais. Tentei por duas semanas. Mas não deram certo.

Então decidi abrir mão da natureba e testei a lavagem com bicarbonato de sódio, diluí mais do que o recomendado pois sei que ele é um agente muito forte e que resseca bastante o cabelo. Diluí 1 colher de chá em um copo de água, fui para o banho e molhei completamente o cabelo, apliquei o produto usando uma embalagem vazia de Yamasterol, só para ajudar a dosar e, além de não desperdiçar o produto, não cair muito no comprimento. Apliquei somente na raiz e fiquei massageando fora da água durante 1 minuto, no máximo, depois fiz o enxágüe com vinagre de maçã. Meu cabelo ficou ótimo! A raiz ficou limpa, porém sedosa, tipo cabelo de criança, ficou mais alinhado e com menos volume e ficou macio também, achei que o bicarbonato não ressecou nada. E tem mais, antes eu estava lavando o meu cabelo dia sim, dia não, mas depois de usar o bicarbonato consegui ficar 4 dias com a raiz bem limpa.
Continuei lavando assim por mais duas semanas, e fiquei mesmo satisfeita com o resultado. Somente dessa última vez utilizei uma quantidade maior de bicarbonato e senti que ressecou bastante, então tem que tomar cuidado com a quantidade e o tempo.

Não vai fazer espuma, nem esperem isso. E sei que, por hábito, dá a impressão de que sem espuma, não limpa. Eu mesma desacreditei, até porque estava bem oleoso no dia e deixei bem pouco tempo. Mas gente, LIMPA!

Se eu recomendo? Com toda a certeza. E vou continuar testando a lavagem com outros ingredientes, se possível, naturais. Mas não pretendo voltar a usar shampoos e condicionadores, achei que o bicarbonato e o vinagre desempenham perfeitamente esse papel. 

Vocês também podem continuar hidratando, nutrindo e reconstruindo os fios, é só selecionar melhor os produtos ou utilizar coisas naturais, como yogurte natural, geléias, melado, óleo de côco, azeite de oliva extra virgem, mel, babosa... Enfim, tem muitas opções que podem substituir os cremes.

Um aviso: tem que ter paciência! Passei duas semanas com o cabelo só amarrado pois leva um tempo para retirar todo o acúmulo de produtos e se adaptar à nova rotina. Mas vale muito à pena.


Ah! Preciso dizer também que a queda diminuiu muito e acho que vai ajudar bastante no crescimento, mas com relação à isso ainda é cedo para dizer.

Abaixo tem algumas fotos de comparação. No geral o que senti foi uma boa melhora na textura, ficou mais macio, reduziu o volume, e o que mais deu diferença foi o brilho, ficou muuuuito mais brilhoso. Mas além de qualquer mudança, gostei do fato de estar sem toda essa química e ainda assim estar saudável, agora "de verdade".

E para quem faz tintura, dá para praticar essa técnica tranquilamente. Só tenho um conselho, antes de pintar eu aplico óleo de côco puro ou azeite de oliva extra virgem em todo o cabelo, inclusive na raiz, e passo a tinta em cima, deixo agir o tempo normal e faço o enxágue normalmente, que agora farei apenas com o vinagre de maçã. O cabelo não fica nada ressecado, testem!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE NÃO PARO DE ME APERTAR? DERMATILOMANIA (SKIN PICKING)

MELHORES ESFOLIANTES CASEIROS

PRODUTOS VETERINÁRIOS PARA OS CABELOS