SABÃO ORGÂNICO PARA CABELOS - 1° USO

Como parei de usar shampoo há uns 2 meses, estava procurando algo natural para lavar os cabelos. As tentativas caseiras não deram certo, então estava usando bicarbonato de sódio apenas para manter sem ter que retornar ao shampoo até que eu encontrasse um bom substituto.

Procurando pela internet sobre como lavar os cabelos de forma natural, acabei encontrando publicações sobre "sabões orgânicos", que são produtos artesanais feitos em casa sem nenhuma química. Pesquisei um pouco sobre a composição real deles, mas o que achei é que são feitos à base de óleos vegetais e o cheiro vêm de óleos essenciais, e que também são à base de plantas.

Adorei a ideia do produto, porém, onde moro não consigo encontrar. Então pedi para a minha mãe me enviar, pois no estado no qual ela está tem, e eu queria muito mesmo testar.

Ela me enviou o sabão orgânico de calêndula, veio em barras grandes e eu tive que cortá-las para facilitar o uso. A aparência é meio estranha, parece uma esponja do mar, meio bolhoso, em um tom verde acinzentado, e o cheiro é suave e neutro, não achei ruim e nem bom.

Para testar o poder de limpeza o usei primeiro no rosto, achei que retirou bem a oleosidade, deu aquela sensação de pele limpa, mas não ficou seca, com aquela sensação de pele repuxada que alguns sabonetes mais fortes deixam. Gostei.
Antes de passar no cabelo, deixei ele bem molhado e em seguida passei o sabão, ele faz espuma (algo leve, nada tipo detergente), mas já é bem melhor na sensação do que o bicarbonato, pelo menos para mim porque eu amo quando faz espuma, me dá a impressão de que o produto espalha melhor, dá para sentir onde ele está... enfim, foi exatamente essa a sensação: espalhou bem, dá para sentir que está limpando.
Quando fiz o enxágüe, tentei tirar bem o sabão, pois como esfreguei a barra diretamente no cabelo, não queria que ficassem resíduos.
A impressão que tive depois de enxaguar é que parece que o sabão formou uma película nos fios, parecia limpo e ao mesmo tempo selado, como se não tivesse removido toda a oleosidade. Foi bem diferente de quando uso shampoo, pois o shampoo faz parecer que o cabelo está "seco".

Na hora de pentear me bati um pouco, levei em torno de 20 minutos, mas acredito que foi porque não escovei o cabelo antes de lavar, e ele estava cheio de nós e molhado pela chuva. Então ainda não sei dizer se o sabão "embola" ou não os fios.
Desde a hora que enxaguei já tive a impressão de que o cabelo ficaria um pouco "duro", e quando secou foi isso. Os fios ficaram limpos, não ficaram oleosos. Reduziu o frizz e as ondas do meu cabelo ganharam definição. Ficou com movimento, mas não ficou "leve" como o shampoo deixa, e nem pesado como quando uso óleos vegetais antes de lavar. Ficou parecendo aqueles cabelos cacheados que usam algum fixador leve para definir os fios. A textura não ficou tão macia, ao pegar no cabelo eu não gostei muito da sensação, para falar a verdade, mas da aparência que deixou eu gostei bastante. Normalmente não consigo usar meu cabelo solto pois ele arma e tem muito frizz, então a sensação de tocar nele, independente do produto que eu use, nunca é tão boa tipo a de pegar naqueles cabelos lisos bem selados que não tem frizz nenhum, meu cabelo sempre faz muito nó também, mas sei que o clima da minha cidade tem 90% de culpa nisso, porque é sempre muito úmido, então muito favorável à isso, e todas as mulheres que me falam do cabelo quando vem para cá, dizem que fica horrível, são umas poucas boas sortudas que moram aqui e conseguem ter o cabelo naturalmente lindo e estável. Mas enfim, com o sabão orgânico notei que ele fica mais controlado nisso e talvez eu consiga finalmente usar o cabelo solto sem ter que ficar indo de 5 em 5 minutos checar no espelho se eu não estou parecendo uma vassoura de piaçava.

Mas essas foram as primeiras impressões, até agora usei o sabão apenas 1 vez. Vou testá-lo por mais uma semana e volto para contar como foi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE NÃO PARO DE ME APERTAR? DERMATILOMANIA (SKIN PICKING)

MELHORES ESFOLIANTES CASEIROS

PRODUTOS VETERINÁRIOS PARA OS CABELOS