ESPINHAS, ME DEIXEM

Se tem uma coisa que ninguém merece é acordar com aquela espinha enorme que aparece antes de você no espelho.

O pior é que se você deixa, fica ruim. E se você tira, fica horrível.

Antes de aprender a tratar, é necessário aprender a evitar. Pois não adianta recuperar a pele e continuar fazendo errado.

As espinhas aparecem (exceto em casos hormonais ou genéticos) por culpa nossa.

Para começar, fazemos tudo errado, dormimos com o rosto encostado no travesseiro (que é um lugar que fica sujo), o certo para evitar cravos e espinhas é substituir a fronha todos os dias.
Devemos evitar também ficar passando a mão no rosto.
Não se deve aplicar cremes secativos para espinhas em todo o rosto, mesmo que você tenha muitas, deve usar somente sob elas, pois eles ressecam muito a pele e acabam piorando o quadro.
Devemos lavar o rosto duas vezes por dia, mais que isso causa ressecamento e menos que isso causa oleosidade e entupimento dos poros.
Não devemos apertar! (Parte mais difícil), porque além de causar cicatrizes e manchas, também espalha a infecção para outras áreas da nossa pele. Percebo que muitas vezes que estouro uma espinha, nasce outra bem do lado, mesmo que eu higienize depois.

Então devemos, primeiramente, evitar esses hábitos, para depois partirmos para uma solução.

Então trouxe algumas dicas que podem ajudar a secá-las mais rápido, dicas que, em mim, funcionam.

Comprei álcool 70% na farmácia para higienizar o meu dermaroller, mas passei sob as espinhas e descobri uma nova utilidade. Passei diversas vezes durante o dia, apenas nas espinhas, mesmo aquelas que estão "nascendo". Além de desinchar e ficar mais discreta, elas foram sumindo, e nas que eu tinha apertado e ficou uma ferida, o álcool fez cicatrizar beeeeeem rápido, tipo em um dia fez casquinhas sob elas, e continuei passando nessas casquinhas até que elas se soltaram fácil e a minha pele estava fechada. Adorei o efeito.

Sal comum

Sim, o sal de cozinha também é uma ótima opção e que todos (ou a maioria) tem em casa.
Pegue um pedaço de algodão e mergulhe em água, em seguida aperte ele no sal, e coloque na espinha, tente não deixar tocar muito fora dela porque resseca bastante. Deixe o sal sob ela até ver que secou.
Usei essa técnica para remover uma pequena quelóide que tive no nariz quando coloquei piercing, diziam que não sairia mais, e quando usei o sal, em uns 30 minutos (eu molhava o algodão de novo depois que ele secava e deixava encostado na quelóide) depois, estava quase imperceptível, ficou apenas uma leve marca que no dia seguinte sumiu.

Creme dental

Outra opção acessível. Mas lembrem de colocar apenas na espinha. Podem usar antes de dormir. Costuma arder e não é uma das minhas técnicas favoritas, pois deixa a parte da pele onde toca toda repuxada e escura (não que manche, fica escura como se tivesse formando casca), mas funciona.

Gelo

Segurar um cubo de gelo sob a espinha ajuda a desinflamar, diminuindo o seu tamanho e a sua vermelhidão.

Uma coisa que me ajuda muito a evitar espinhas é parar de maltratar a minha pele. Eu estava sempre em busca de sabonetes para acne, secativos, esfoliantes e tudo mais, e vivia com a pele extremamente ressecada e oleosa, e com espinhas todos os dias.

Comecei a utilizar sabonetes suaves na lavagem e até mesmo usar hidratante facial, não pode ser qualquer um, comprei um de uréia que diz poder ser aplicado no rosto, mas tem que ser leve, não oleoso e não comedogênico. Uso o Uremax 10. Desde que comecei a ter esses cuidados, minha pele ficou muito mais hidratada e bem menos oleosa, e a quantidade e frequência com que tenho espinhas diminuiu drasticamente.

Então as minhas dicas são: parem de agredir a pele porque só piora. Usem os secativos apenas sob as espinhas, o meu favorito no momento é o álcool. Façam esfoliação de uma à duas vezes por semana, mas não esfoliem onde a pele está lesada ou com espinhas porque piora. E hidratem, quanto mais ressecamos a pele, mais oleosidade ela produz para se recuperar, e com isso mais acne aparece.

É importante lembrar que a melhora não vem da noite para o dia, pode levar até 3 ou 4 semanas para a pele se recuperar e vocês começarem a perceber a diferença da nova rotina de cuidados. Mas compensa, tenham paciência e vão ver que com essas simples mudanças, a pele vai melhorar bastante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE NÃO PARO DE ME APERTAR? DERMATILOMANIA (SKIN PICKING)

MELHORES ESFOLIANTES CASEIROS

PRODUTOS VETERINÁRIOS PARA OS CABELOS