Lavar o cabelo só com água, será que dá certo?

Oi gente!

Após a decepção com o sabão orgânico de calêndula (e como ainda não encontrei outro para testar) tenho lavado o meu cabelo com o shampoo Johnsons para bebês. Mas eu quero MESMO parar de usar qualquer shampoo, então ainda estava insatisfeita. Encontrei outras ótimas opções, como o fruto da árvore saponária e a casca de juá, só que onde moro não tem casa de produtos naturais, fica um pouco longe e não tive como ir, e os sabões orgânicos, que também gosto da ideia, só encontrei pela internet, e o frete sai mais caro que o produto, então a "pão dura" ainda não quis comprar.

Enfim, quando estava pesquisando sobre No Poo e sobre as opções, vi que algumas pessoas conseguem lavar o cabelo SÓ COM ÁGUA!!! É isso mesmo!
Bom, nas vezes em que tentei fazer isso, tanto quando usava shampoo quanto na transição, não deu nada certo, ficou ensebado. Mas como estou sem opções melhores no momento e também fazem quase 4 meses que estou sem usar cremes, decidi testar né... Estragar o cabelo não vai, então...
Vi também que dessa forma algumas pessoas chegaram ao ponto de lavar o cabelo 2 vezes ao mês! Me pareceu tipo pelo de gato, sabem? Que não produz oleosidade e está sempre macio e com a aparência de limpo. Essas pessoas dizem que o cabelo para de produzir oleosidade depois de um tempo porque, sem shampoo, nós paramos de ressecar e agredir os fios, então nosso corpo não tem que tentar equilibrar esse ressecamento com sebo, que é o que ele faz quando está ressecado. Dizem também que não fica pesado ou sujo, muito menos fedido.

E gente, amei a ideia! Pensa só, lavar o cabelo com água e pronto?! Fica saudável, reduz o volume, fica selado, com brilho, solto e lindo, e ainda por cima não dá gastos. E não precisa se preocupar em levar seu sabão ou seu chá quando viajar porque água tem em todo lugar. Para mim seria uma maravilha, melhor que sabão orgânico, melhor que ervas, chá, casca, fruto, qualquer coisa! Sem contar que não ficamos mais dependentes dessas industrias e também reduzimos o impacto ambiental que causam, reduzimos o lixo e os resíduos químicos. E eu acredito que quanto mais natural, melhor.

Como eu estava fazendo Low poo com esse shampoo da Johnsons, e como já fiz toda a transição, decidi começar simplesmente parando com tudo e usando só água. Mas para quem ainda não começou, tem que ir aos poucos. O primeiro passo seria parar com qualquer creme ou finalizador, manter o shampoo com sulfato por 1 semana, aí entrar com o Low poo (shampoos sem sulfato) ou com o bicarbonato de sódio por 1 mês, tentando espaçar o máximo possível as lavagens, para educar o organismo a produzir menos sebo (quanto menos resseca, menos produz), e para condicionar nesse tempo todo, só vale o vinagre de maçã.
Depois desse tempo aí sim vocês podem tentar a lavagem só com água.

Quero explicar que no o Poo não precisa ser só com água, você pode usar coisas naturais como chás, saponária, juá, enfim... Mas hoje quero falar da lavagem apenas com água.

Você vai começar molhando bem o cabelo e vai escovar ele da raiz as pontas várias vezes, para que o óleo que está na parte de cima, se distribua até as pontas. Essa vai ser a sua lavagem até o cabelo se adaptar ao procedimento e pegar um aspecto de limpo, aí você pode parar de pentear no banho.
Depois que o cabelo se adaptar vocês podem simplesmente molhar e esfregar a raiz com a ponta dos dedos para remover qualquer sujeira do dia a dia e pronto, desembaraça dentro ou fora do banho, com o pente, os dedos, como quiser.
Lembrando apenas que enquanto quiser lavar dessa forma, não pode usar nenhum creme ou finalizador. Nem antes, nem depois de lavar. Pois a água sozinha não dá conta de remover muitas coisas que tem na composição desses produtos.
E quem faz o No Poo com água, acredito que nem precise mais aplicar nada no cabelo, pois já vai se manter saudável se pararmos de agredi-lo, mas aqui falo com excessão de quem for continuar fazendo químicas, por exemplo, aí nesse caso as pessoas podem e devem continuar tratando com hidratação, nutrição e reconstrução, só que com componentes que sejam solúveis em água e não se acumulem nos fios, como leite e maizena, yogurte natural, Glicopan Pet, etc.

Antes de lavar o cabelo dessa forma, deixei ele sujo por 3 dias, então a raiz estava oleosa e as pontas secas. Quando escovei no banho, usei um pente de dentes finos, para espalhar melhor esse óleo, e ainda no banho pude sentir que as pontas estavam o recebendo, e meu cabelo ficou mais macio. Quando saí do banho escovei novamente, mas com um pente de dentes largos, para ficar mais solto, porque como estava oleoso, ficou grudado na cabeça.
Depois que parei com os cremes, meu cabelo começou a secar muito muuuuito mais rápido (antes levava a tarde toda, depois começou a secar em, no máximo, 1 hora), mas quando lavei só com água, ele demorou ainda mais que antes. Sabe quando fazemos umectação e o óleo não sai todo do cabelo e parece que ele nunca vai secar? Foi essa a impressão que tive. Lavei em torno das 17:00hrs e dormi com o cabelo molhado. No dia seguinte estava seco, mas oleoso na raiz, não estava nada "soltinho", se eu jogava o cabelo de um lado para o outro a parte da raiz ficava marcada, diferente de quando lavo com shampoo que o cabelo "se mistura", nesse caso não. Bom, ficou igual quando o cabelo está bem sujo e sem lavar. Mas no comprimento ficou bom, comportado (sem volume), mais definido e com muito brilho. Não ficou fedido. Os únicos problemas foram a oleosidade e o frizz, que não perdoou, mas ele eu tenho seja com o cabelo limpo ou sujo, enrolado ou liso... Meu companheiro eterno sempre está lá. Então prendi o cabelo e levei o dia.
Com o cabelo preso não me incomodou, não parecia sujo. E duas pessoas (que não sabiam que eu estava fazendo algo diferente no cabelo) elogiaram. Uma perguntou se eu tinha feito progressiva, pois estava muito mais "baixinho" e brilhoso. E a outra perguntou o que eu uso no cabelo e disse que estava lindo. Eu não acreditei, sério, porque estava ensebado gente, no comprimento  realmente estava melhor, mas na raiz não, mas elas pareceram nem notar isso.

Enfim, continuei lavando só com água durante 1 semana, mas ainda está oleoso e com aspecto de sujo, então vou intercalar a lavagem com água e a com bicarbonato.
Até poderia continuar assim, pois acredito que realmente demore mais de 1 semana até que o cabelo se adapte. Mas não vou aguentar.

Então depois que intercalar com o bicarbonato vou tentar espaçar mais as lavagens e quando tiver uma conclusão, faco outra publicação contando para vocês qual foi o resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE NÃO PARO DE ME APERTAR? DERMATILOMANIA (SKIN PICKING)

MELHORES ESFOLIANTES CASEIROS

PRODUTOS VETERINÁRIOS PARA OS CABELOS