NO POO - o que é isso?
Para quem não conhece, essa é uma técnica na qual as pessoas param de usar shampoo.
Cada um vai ter seus motivos pessoais. Mas o movimento No Poo alega que os componentes dos produtos capilares são controversos, que fazem mal ao cabelo, couro cabeludo e à nossa saúde. Sem contar no mal que fazem ao ambiente e também alerta ao fato de que muitas empresas fazem testes em animais.
Estou tentando ser adepta da técnica porque acredito que com cuidados naturais o cabelo fique mais saudável e também para que o meu organismo não receba esses componentes que não sei ao certo se são confiáveis.
Com relação aos animais, existem muitas empresas hoje em dia que estampam em seus produtos "vegano" e "livre de crueldade animal", que significa que não tem componentes de origem animal e que não fazem testes em animais. Acho muito importante valorizarmos isso e não comprar produtos que testem em animais, para não "patrocinar" esse absurdo. No entanto, não é por isso que devemos parar de usar produtos capilares, pois como eu disse, muitas empresas são livres disso.
Fora isso, quero esclarecer que não estou me posicionando contra os produtos químicos. Já usei produtos que deixaram o meu cabelo muito bom. E também ainda não foi comprovado se realmente esses componentes são ruins para nós. Acredito que cada pessoa tem que usar o que achar melhor para si, o que mais se adaptar.
Eu parei pois meu cabelo realmente resseca com o shampoo, e porque o excesso de cremes acaba pesando nos fios. Também não gosto do fato de que para retirar os resíduos desses cremes eu precise usar shampoos com sulfatos (que tem um poder de limpeza maior). Prefiro usar algo mais suave e não precisar ficar tendo tantos cuidados e gastando tanto. E também acredito que reduzindo esse consumo, paramos de poluir tanto o ambiente.
Esse método consiste em usar alternativas naturais para lavar o cabelo. Indicam os frutos da saponária (árvore de sabão, como também é conhecida), casca de Juá, ou qualquer coisa natural que ajude a limpar os fios. Também tem adeptos que usam apenas água para lavar. E uma das alternativas mais usadas (que cito por último porque se trata de algo químico) é o bicarbonato de sódio, que consegue remover toda a oleosidade dos fios, mas é mais suave e mais puro que o shampoo.
Seria muito fácil se bastasse apenas, de um dia para o outro, parar com o shampoo e seguir a técnica. Mas não é bem assim.
Com anos desses produtos se acumulando nos fios, é preciso fazer uma "desintoxicação". Para isso o primeiro passo é parar de vez com qualquer creme ou finalizador, pois a maioria contém petrolatos, que são substâncias que se acumulam nos fios e saem apenas com o uso do sulfato. O segundo passo é lavar o cabelo com o shampoo com sulfato por 1 ou 2 semanas, ou até sentir que está completamente limpo, leve, sem nenhum resíduo. Nessa fase condicione apenas com o vinagre de maçã diluído em água, que entra para equilibrar o pH dos fios e selar as cutículas.
Após esse período, você já pode introduzir a lavagem com o bicarbonato de sódio ou com o Juá ou a saponária. Nessa etapa você fica durante 1 ou 2 meses espaçando as lavagens o máximo que puder, para educar o organismo a produzir menos sebo. Quando você ver que não está mais progredindo, pode manter as lavagens com o produto que melhor se adaptar ou então tentar lavar só com água, o que vai precisar de mais 1 ou 2 meses para que o cabelo se adapte.
Existem também os sabões orgânicos que hoje em dia são mais fáceis de encontrar por causa do movimento No Poo, eles são feitos a bases de plantas e óleos vegetais e podem ser usados na técnica.
Um aviso: tenham paciência. Pois todos que decidiram aderir ao No Poo precisaram passar por esse tempo de transição, no qual o cabelo fica ressecado, oleoso, com frizz, enfim, fica feio. Mas apenas até se adaptar, depois vem todo o lado positivo da coisa, cabelos hidratados, leves, macios, crescimento saudável, sem queda, sem quebra, e por aí vai.
Os relatos de quem experimentou são positivos. Dizem que precisam lavar o cabelo bem menos que antes, pois demora a ficar oleoso. Dizem que fica muito mais saudável e bonito, que muda completamente. E em todos os relatos que li as pessoas dizem que não pretendem voltar a usar shampoos. No caso de quem consegue usar apenas a água, dizem que chegam a lavar o cabelo de 1 à 2 vezes por mês, que não fede, não fica sujo ou pesado. E pelas fotos os cabelos realmente parecem estar lindos.
E vocês, teriam coragem?
Comentários
Postar um comentário